Portaria Virtual / Remota

Nossa aliada de todos os dias, a tecnologia, proporciona conforto, economia, praticidade, precisão e, em muitas situações, segurança. E isso vale tanto para a execução de tarefas quanto para a proteção do patrimônio e das pessoas. É munida de todas essas qualidades que a portaria virtual surge como uma opção eficiente para o processo de portaria. É uma solução que vem sendo adotadas por condomínios, empresas e demais instituições públicas e privadas que dependem de um controle de portaria eficiente, que possa ser realizado com economia e ainda mais segurança. Nesse guia prático explicamos de forma simples como funciona a Portaria Virtual.

COMO FUNCIONA

A portaria virtual é composta por um conjunto de câmeras de vídeo, sensores e interfones com tecnologia IP instalados nos locais em que se precisa controlar o acesso de pessoas e de veículos. Essa solução também pode ser integrada a outros recursos de segurança (tais como sistemas de alarmes e sensores perimetrais) e é dimensionada de acordo com a necessidade do contratante. É possível, inclusive, aproveitar equipamentos já existentes no local, sendo seu funcionamento básico bastante simples.

VANTAGENS PARA O CONDOMÍNIO E PARA O SÍNDICO

Mais segurança, com o registro das entradas e saídas. Muito mais tranquilidade para o síndico e moradores, que tem conhecimento e controle sobre quem entra e a segurança do condomínio. Mais economia nos gastos com folha de pagamento e encargos de funcionários, reduzindo em até 50% os custos com portaria.

CUSTO BENEFÍCIO

É preciso considerar que, para que uma portaria regular seja mantida 24 horas por dia, levando em conta as cargas máximas de trabalho que a legislação trabalhista permite, torna-se necessário contratar, pelo menos, quatro profissionais. E isso representa um custo bastante elevado. Diante desse cenário, muitos condomínios optam por contratar porteiros para cobrir apenas determinados períodos do dia, deixando a portaria desguarnecida em outros horários. Nesse caso, abre-se brecha para riscos relacionados à segurança.
Assim, por um custo até 50% menor quando comparado ao estabelecido na contratação de porteiros físicos, a portaria virtual proporciona economia ao mesmo tempo em que melhor controle no monitoramento!
Qual impacto nos recursos humanos?
Todo síndico costuma saber o quanto as demandas trabalhistas são desgastantes. Isso sem contar que também têm conhecimento sobre o custo elevado que elas podem representar para um condomínio. Pois como a presença de uma portaria virtual dispensa a contratação de porteiros, consequentemente reduz também possíveis problemas trabalhistas.
Além disso, é claro, não é mais preciso ter todo aquele trabalho com a seleção, a contratação, treinamento, demissão de porteiros e infraestrutura de apoio. Desta forma, custos indiretos relacionados a gestão dessa mão-de-obra podem também ser reduzidos melhorando ainda mais a eficiência do sistema de portaria virtual.
E como não haverá a presença do porteiro, o zelador passa a ser uma figura ainda mais importante para o condomínio, sentindo-se valorizado. Sua capacitação também será alavancada, a começar pela qualificação que receberá para atuar de acordo com os processos estabelecidos pela portaria virtual.

SEGURANÇA

A portaria virtual não é um simples controle de acesso. Trata-se de uma solução completa de segurança, que permite a vigilância contínua das áreas servidas por esse tipo de tecnologia. Nesse contexto, é preciso considerar que as pessoas responsáveis pelo monitoramento remoto estão completamente protegidas de qualquer ação externa (diferentemente dos porteiros que estão permanentemente vulneráveis ao ataque de bandidos). Assim, como os monitores acompanham permanentemente a movimentação por meio das câmeras, esses profissionais podem acionar as autoridades imediatamente em caso de necessidade. Se ao sistema de portaria virtual estiverem incorporados outros serviços de segurança, também é possível acionar as equipes da prestadora, para que sejam tomadas as devidas providências.
Considerando que todos os procedimentos são registrados pelo sistema e que tais imagens permanecem gravadas por um determinado período, a movimentação na portaria e na garagem do edifício pode ser verificada posteriormente, caso se faça necessário. Passa a ser possível, inclusive, gerar relatórios contendo todos os acessos de pessoas cadastradas no sistema (sejam elas moradoras prestadoras de serviço ou visitantes).
Da mesma forma, podem-se emitir extratos sobre quem autorizou a entrada, até com registro de gravação do áudio de tal autorização e das imagens geradas no momento do acesso, permitindo que se tenha absoluta identif1cação dos procedimentos.